Cidade Tiradentes (distrito)

History

Perfil e localização

O distrito Cidade Tiradentes está localizado na Zona Leste (extremo leste) da cidade de São Paulo, a 35 quilômetros do marco zero. Apresenta uma superfície de 15,00 km²[1]. Sua população está estimada em 211.501 (2010)[2], que vive predominantemente em COHABs e em algumas favelas.

Cidade Tiradentes faz divisa com os distritos Iguatemi, José Bonifácio e Guaianases e com o município de Ferraz de Vasconcelos.

Principais bairros

Seus principais bairros[3] são: Inácio Monteiro, Fazendo de Carmo, Santa Etelvina I-IVA, Setor G (Etelvina VIIA), Vila Yolanda.

Geografia

A região era originalmente coberta por Mata Atlântica, que atualmente apenas a delimita (região leste) e se mantém ainda em alguns pontos no interior do distrito.

Administração política

O distrito de Cidade Tiradentes pertence à subprefeitura de Cidade Tiradentes.

Histórico

O Distrito de Cidade Tiradentes é fortemente marcado pela instalação de conjuntos habitacionais e, apesar disso, pela ocupação não planejada do espaço. Ali está localizado o maior complexo de unidades de conjuntos habitacionais da América Latina. A ideia era que a região funcionasse como um bairro dormitório periférico para populações atingidas por obras públicas.

No final da década de 1970 a prefeitura adquiriu na região cerca de 15 km² de terra, local conhecido como Fazenda Santa Etelvina. Ali foram fonstruídas pela COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e empreiteiras em torno de 40 mil unidades habitacionais construídas em sua maior parte na década de 1980.

Mobilidade

O distrito é ligado por quatro eixos viários. A Estrada do Iguatemi faz a ligação com as regiões de São Mateus, Itaquera e Guaianases. A Avenida dos Metalúrgicos, na área central do distrito, concentra os serviços públicos. A Avenida dos Têxteis permite o trânsito para o fundo de vale da Avenida dos Metalúrgicos e da avenida Naylor de Oliveira. O quarto eixo é composto pela Avenida Inácio Monteiro, que permite acesso à parte leste do conjunto. Outra via importante é a Avenida Sara Kubitschek.

Cidade Tiradentes possui três terminais de ônibus na sua via principal, com ônibus que circulam pelo bairro e dão acesso ao centro. Desse modo, os principais destinos das mais de 20 linhas de ônibus que passam pela região são os terminais Parque Dom Pedro II, Princesa Isabel, São Mateus, estações do Metrô e da CPTM. A estação de Metrô/CPTM mais próxima é a Sacomã, Metro Linha 2 - Verde.

O tempo estimado de viagem entre o marco zero da cidade e o distrito é de mais de uma hora.

Referências

Population 211501

Comments:

New comment
View on map

Log in

or
Do not have an account yet? Forgot your password?